A indução percutânea de colágeno (ou microagulhamento) é o nome da técnica em que pequenas perfurações são feitas na pele, realizadas por meio de um dispositivo de agulhas para estimular a produção de colágeno e elastina da pele.
Indicado principalmente para o tratamento das cicatrizes de acne e estrias, o microagulhamento também pode ser utilizado para rejuvenescimento, calvície e rugas finas. O procedimento é seguro em todos os tipos de pele.
Para a realização do tratamento, é usado um aparelho estéril, individual e não reutilizável. Antes da realização das perfurações, aplica-se um anestésico sobre a pele (ou injetável, dependendo do caso), fazendo com que o procedimento seja muito tolerável e com desconforto mínimo.
A pele pode ficar avermelhada por até 24 horas, após o procedimento. Casquinhas se formam e elas devem sair naturalmente – em hipótese alguma podem ser removidas pelo paciente. Por meio das micro aberturas formadas na pele, a absorção de medicamentos ativos (drug delivery) diretamente aplicados aumenta em até 300%, proporcionando uma maior eficácia de tratamento.
O número de sessões depende de cada caso. Normalmente, um novo procedimento é feito a cada 4 a 8 semanas.