Menu de serviços

Toxina Botulínica / Botox

A toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, é uma substância que, quando injetada diretamente no músculo, o paralisa temporariamente. A substância é produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum, causadora do botulismo. Após diversos estudos no século XX, descobriu-se que, em pequenas quantidades, a toxina botulínica tipo A pode ser utilizada para tratamentos estéticos e funcionais de forma segura, pois paralisa de forma reversível apenas o músculo específico em que foi aplicada e vem sendo usada pela esse fim desde a década de 1980.

 

O bloqueio intencional causado pela toxina botulínica serve para amenizar linhas de expressão e rugas profundas que ocorrem principalmente na testa, ao redor dos olhos (“pés de galinha”) e entre as sobrancelhas.

 

O procedimento pode ser realizado em homens e mulheres e não existe idade mínima para a aplicação da toxina botulínica. O ideal é que seja feito de forma preventiva, assim que as rugas começarem a incomodar. O chamado “botox preventivo” se refere à aplicação de toxina botulínica quando as rugas ainda não estão aparentes no repouso, de forma a prevenir que a pele fique marcada com as contrações repetidas no futuro.

 

Também é usada para arquear a sobrancelha e corrigir assimetrias, elevar a ponta do nariz, relaxar um queixo muito enrugado (prevenindo o aspecto de celulites no queixo), corrigir o sorriso gengival, melhorar o aspecto de flacidez e peso do pescoço e definir o contorno da mandíbula, através da técnica de lifting com “botox”, conhecida como “Nefertiti Lift”, em uma referência a rainha egípcia Nefertiti, considerada uma mulher com traços perfeitos. Esta técnica promove efeito de lifting na face e alongamento do pescoço a partir do tratamento das bandas platismais (marcas mais fortes do músculo do pescoço).

 

A toxina botulínica também pode ajudar pacientes com suor excessivo (hiperidrose). Segundo um estudo realizado no Centro Hospitalar de Cirurgia Plástica de Lisboa, em Portugal, o tratamento da hiperidrose com injeções intradérmicas de toxina botulínica tipo A mostrou-se uma opção bastante eficaz, segura, pouco invasiva e com alto grau de satisfação para os pacientes. A toxina é aplicada com a finalidade de bloquear as terminações nervosas responsáveis pela liberação de substâncias que estimulam o suor.

 

Por fim, o uso da toxina botulínica no tratamento de bruxismo tem a finalidade de aliviar a dor relacionada a movimentos excessivos e repetitivos de ranger e apertar os dentes. A aplicação da substância na musculatura da face (mais precisamente na região do músculo masseter e temporal anterior) reduz a capacidade de contração muscular, diminuindo os sintomas do bruxismo.

 

Os locais a serem injetados são avaliados e marcados previamente, a região é anestesiada com uma pomada anestésica especial e a substância é aplicada com uma agulha própria e muito fina, fazendo com que o desconforto seja mínimo.

 

O bloqueio muscular inicia-se por volta do terceiro dia após as aplicações, gerando o enfraquecimento do músculo. O aspecto final do procedimento pode ser observado após 15 dias, quando é realizado um retorno para avaliação do resultado. Caso seja necessário, uma dose de retoque pode ser aplicada entre 15 e 30 dias. A duração da toxina é de 3 a 6 meses, dependendo da força muscular e resposta de cada paciente. 

 

O produto é completamente metabolizado no corpo assim ele não permanece na circulação e a pele retorna para seu estado original caso não seja feita uma nova aplicação.

 

  • Duração do procedimento: entre 20 e 30 minutos.
  • Tipo de anestesia: pomada anestésica.